terça-feira, 6 de janeiro de 2015

II SIPAT SESI PONTA GROSSA PR

A II sipat  teve seu inicio com  a palestra  do atleta paraolímpico ÉMERSON que foi medalha de ouro em Londres. Para falar sobre doenças sexualmente transmissíveis e o câncer de mama, tivemos o Dr: e palestrante Leonardo que foi bastante questionado pelos participantes, já que sua palestra tratou de um assunto bastante estudado e debatido em todo mundo.

Foto: Andressa Thaís Portela (vice-presidente CIPA)b Leonardo Leon (sipat show)  Eliane Tomie Terashima (secretária CIPA)  e Luciano Panella (presidente CIPA).


Na quarta dia 24 foi a vez da apresentação musical da artista Simoni Àvila que também é colaboradora SESI e através da musica deu um toque de beleza e suavidade na sipat.
A palestra (segurança do trabalho) apresentada pela Sipat Show durante o evento foi a Palestra show “ Saúde sucesso e segurança” com o Ator e Palestrante Leonardo Leon. Leon que interpretou 04  personagens e  de maneira bastante interativa e muito bem humorada abordou temas relacionados a saúde e segurança do trabalhador dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Além das palestras apresentações musicais e teatro, durante a semana foram promovidos: concurso de parodias e gincanas , distribuição de  brindes e camisetas  e coffe break. 
Segurança do trabalho: Tema que na maioria das vezes pode parecer difícil de ser abordado, Leon da (sipat show)  aborda de maneira lúdica e interativa utilizando-se do teatro para alertar sobre a percepção do risco existente dentro e fora do ambiente de trabalho. Percepção essa que o trabalhador deve ter ou desenvolver quando está desenvolvendo ou não alguma atividade. Desta maneira a palestra show “saúde sucesso e segurança” procura conscientizar e alertar  o trabalhador dos reais riscos de acidentes existentes em indeterminadas situações e  locais. Situações de risco que na maioria das vezes passam despercebidas ou simplesmente são ignoradas e podem causar acidentes trazendo conseqüências graves ao trabalhador.

Riscos de acidentes em Canteiros de Obras (construção civil), fazendas (sipat rural), riscos de acidentes na Indústria, (trabalho com máquinas e produtos químicos) Estaleiros, ( trabalho em alturas), Os riscos do trabalho em espaços confinados, nível de oxigênio etc.. Os  Riscos do trânsito  até mesmo o simples trajeto de casa para o trabalho do trabalho para casa. Riscos de acidentes que estamos sujeitos a sofrer no dia a dia, acidentes com as mãos,  com os olhos,  com os braços, doenças ocupacionais adquiridas por descuido, displicência, postura, higiene e falta procedimentos.
Segundo Leonardo Leon a Sipat Show palestras e teatro para sipat procura atender a sipat da empresa customizando suas palestras – A Empresa com alguns dias antecedência nos encaminha os temas, e tópicos que serão abordados na sipat para que possamos preparar caso necessário adaptações no roteiro da apresentação. Leon também ressalta que a sipat show trabalha com um grande grupo de parceiros palestrantes podendo assim oferecer um grande numero de palestras e temas a serem abordados durante a sipat: Temas como ato inseguro, condição insegura, uso dos e.p.i’s, auto exclusão, segurança e meio ambiente, ergonomia, percepção de riscos, doenças ocupacionais, higiene do trabalho, desvio de conduta, 5s, ler ou d.o.r.t, inclusão social, ginástica laboral ergonomia, atividade física - sedentarismo, transtornos alimentares, distúrbios de imagem, alimentação (benefícios e malefícios) motivação e superação, qualidade de vida, dst’s e AIDS alcoolismo tabagismo e outras rogas - sipat rural a sipatr – Espaço confinado, segurança no e.p.i do campo, produtos químicos (preparo), transito direção defensiva preventiva e corretiva, desvio de trajeto o famoso descaminho, são inúmeros os temas que a sipat show desenvolve com seus parceiros palestrantes, podendo assim atender cada vez mais e melhor as necessidades que são crescentes nos setores de saúde e segurança do trabalho dentro de uma empresa.
A II Sipat Sesi, contou com a participação de quase todo quadro de funcionários. Aproximadamente  90 ,colaboradores que participaram com grande interesse durante  a semana. 

Buscando uma redução significativa no numero de acidentes do trabalho dentro e fora da empresa. A sipat ( semana interna de prevenção de acidentes do trabalho) é uma valiosa ferramenta que a empresa tem para conscientizar o trabalhador dos riscos de acidentes do trabalho que o trabalhador esta vulnerável a sofrer dentro e fora do seu  ambiente de trabalho. Conscientizar o trabalhador que acidentes podem acontecer a qualquer momento e seus efeitos podem ser irreversíveis.

A SIPAT é realizada anualmente respeitando a legislação trabalhista e é regulada pela Norma Regulamentadora (NR) 05, que define a criação da CIPA com o objetivo de realizar ações de prevenção de acidentes e doenças. 
Além da SIPAT outras ações podem ser desenvolvidas anualmente em parceria com o Setor de Segurança do Trabalho, como treinamentos, reciclagens, disponibilização e testes de equipamentos de segurança, bem como exames médicos ocupacionais para o controle da saúde dos colaboradores.

SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO – SIPAT – SEGURANÇA DO TRABALHO
ATENDEMOS EM TODO TERRITORIO NACIONAL
Fonte: WWW.SIPATSHOW.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário