segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

11ª SIPAT TRACTEBEL ENERGIA REGIONAL DO RIO URUGUAI

                                        FOTO: LEONARDO LEON SIPAT SHOW E KEVIN TIERRY 
                                        MARTINS COLABORADOR TRACTEBEL ENTRE RIOS- RS
A  11ª Sipat ( semana interna de prevenção de acidentes do trabalho) Tractebel Energia elétrica ocorreu entre os dias 13 e 17 de agosto de 2012 e foi realizada de maneira integrada com colaboradores e visitantes, em diferentes municípios dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No dia 13 de agosto tivemos a abertura do Evento (Sipat Tractebel 2012) com a recepção dos participantes e coffee break . 
Na  abertura oficial  tivemos a   apresentação  dos  presidentes das cipa’s  e gerencias. Foram entregues  as  premiações das campanhas de doação realizadas durante o mês que antecedeu o evento. 
A primeira palestra foi com o Doutor e palestrante Jairo Bouer que teve início as 9h30m e abordou um tema bastante importante principalmente para jovens e adolescentes,  que é a sexualidade e o álcool, o cigarro e outras drogas.  De forma divertida Boauer  falou do risco das baladas com  consumo excessivo de bebidas alcoólicas e sexo sem preservativos.  O adolescente por estar embalado pelo álcool e outras drogas,  acaba se relacionando com diversos parceiros, sem se dar conta dos riscos que esta correndo. A vulnerabilidade que o estado etílico proporciona a pessoa. Foi abordado também o cigarro e seus malefícios como a dependência prematura através na nicotina e o adoecimento do corpo através do alcatrão.  Foi uma palestra muito importante que visou  conscientizar,   jovens, adultos e adolescentes que buscam um melhor entendimento sobre o assunto. 
No segundo período as atividades (sipat2012) teve seu  início as 14h00m, com um patê papo com a Dra. Virgínia Hermida que é médica coordenadora do PCMSO da Tractebel foi falado sobre o controle de saúde física e mental do trabalhador, em função de suas atividades e a  importância da realização de exames médicos admissionais e periódicos.  Ao termino da Palestra sipat da Dra. Virgínea foi servido o coffee break .
A última palestra sipat do dia ficou por conta do Dr. Alberto Ambrogini.  ( Câncer de Próstata Verdades e mitos)  -Câncer tem cura? -Câncer é hereditário? –Todo tumor é Câncer – A quimioterapia e a radioterapia fazem mal às pessoas?. Foram várias perguntas e respostas proporcionadas pelo Dr. Alberto. As palestras desse primeiro dia de sipat foram realizadas no Centro de Eventos de Pirituba. Localizado no município de Pirituba-SC

No dia 13 a Sipat integrada Tractebel foi realizada no centro de cultura de Entre Rios RS, onde tivemos também recepção coffee break , abertura com presidentes das cipa’s e gerencias. 
As primeira palestras do período da manhã foram as palestras  ( saúde sucesso e segurança) foapresentada pelo ator e comediante Leonardo Leon que apresentou 04 personagens muito bem humorados que abordaram um tema bastante polêmico que é o transito, stress e o trabalhador. Como ponto de partida Leon abordou o usuário do trânsito, o passageiro, o pedestre, e o condutor como principais responsáveis pelo bem estar desse meio social.  Sem duvidas nenhuma a segurança do transito a responsabilidade cabe aos condutores.  
Durante a palestra foi aplicado de maneira divertida técnica e interativa: Direção defensiva ao dirigir a noite, direção defensiva ao dirigir na chuva, direção defensiva e velocidade,  direção defensiva em ultra passagens, direção defensiva ao dirigir na neblina ou nevoeiro, cinto de segurança, e quase acidente. Também foi abordado – imprudência negligencia e imperícia como fator principal de ocorrência d acidentes. Na segunda palestra (Existo Porque insisto) Também do Sipat Show foram abordados ginástica laboral e problemas posturais. Exercícios aeróbicos, alongamento e seus benefícios. A maneira correta na redução e prevenção e recuperação dos movimentos do membro afetado pela ler e ou DORT.- segundo Leon fatores básicos como posturas corretas e exercícios indicados são fatores imprescindíveis na prevenção  das patologias relacionadas identificadas logo após os  primeiros sintomas.  Esta ação se torna fundamental no sucesso do tratamento.  
No segundo Período, após o almoço os colaboradores tiveram um tempo para visitar a CASPA E TRILHA ECOLÓCA. 
A última palestra do dia foi com o premiado palestrante Maurício Louzada, que além de palestrante é escritor  e ministra palestras desde 1998 em diversas empresas do país. Louzada Apresentou a palestra (Craques em Qualidade) Nesta palestra Maurício de maneira divertida e didática fala sobre atos e comportamentos inseguros, aplicando conceitos de segurança fazendo uma analogia com o futebol, utilizando-se de uma linguagem de fácil assimilação. 
Dia 17, último dia da sipat integrada Tractebel as atividades ficaram por conta do palestrante Salmir Sant´Ana. Que apresentou também o Show do Sipão. Pós o almoço (treinamento in loco UHIT) com o consultor Elton Fagundes. O   encerramento oficial foi servido  coktail aos participantes presidentes das cipa’s e gerencias.  Esse último dia de sipat ( semana interna de prevenção de acidentes do trabalho) Tractebel foi realizado no Centro de Divulgação Ambiental de Itá SC.  
A Tractebel é uma grande empresa concessionária de serviços de geração de energia no Brasil com dezenove hidrelétricas, termelétricas e eólicas. É uma empresa líder do setor privado de geração de energia elétrica no Brasil.
SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO PARA SIPAT
ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL
INFORMAÇÕES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário