segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SIPAT SHOW NA 5ª SIPAT ÁGUAS DE ITU - SP

D:r proteção Palestrante da Sipat Show e Fábio José Melquiades do setor de Segurança do Trabalho da Empresa Águas de Itu S.A - SP-Durante a 5ª sipat (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho)

Sua vida, nossa ferramenta mais valiosa”  Sob esse tema a empresa que explora o serviço de água e esgoto do município de Itu. Águas de Itu S.A – SP, promoveu a sua 5ª sipat (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho) que foi realizada  de 16 à 20 de julho contou 05 palestras sendo uma, por dia durante os 05 dias de evento.
A palestra de abertura foi da Sipat Show “saúde Sucesso e segurança” com o Ator e Palestrante Leonardo Leon que interpretou 04 personagens, e durante 1h00m divertiu, a platéia e abordou além de outros tópicos relacionados a segurança do trabalho sublinhou entre as cenas  a importância que devemos ter em relação a  segurança de nossas mãos.
Leon e seus personagens mostraram  os diferentes ambientes de trabalho e os vários riscos que corremos quando não cuidamos das  mãos.
Acidentes ocorridos por desatenção quando a manipulamos   produtos químicos. Acidentes com máquinas por não estar usando os equipamentos de proteção individual ou estar usando mais de maneira incorreta.   (cortes ou mutilações). Acidentes como queimaduras e ocorrências de doenças ocupacionais (seja por labor ou falta de higiene).
Foram abordados e levados ao colaborador dicas e informações passadas  com muito humor  buscando a compreensão dos participantes, na importância e seriedade do assunto,  levando  a pensar na necessidade da integridade física como ferramenta fundamental para o desenvolvimento de indeterminada atividade.
Sem as mãos não podemos, segurar um garfo, não podemos empurrar algum objeto, não podemos abrir uma porta ou fechar uma torneira. São inúmeras as limitações que sofre uma pessoa sem as mãos.
Qualquer ferimento por menor que seja com as mãos,  limita os movimentos e atrapalha o trabalho.
As mãos são  muito frágeis  e não devemos expô-lás indevidamente aos riscos diários que encontramos como, trabalhar com  máquinas e engrenagens, eixos, correntes, correias, cilindros ou ferramentas de corte. Os acidentes acontecem por vários fatores:  e podem ser:  máquinas e ferramentas perigosas,  por fatores ambientais e pessoais ou fatores de trabalho e conduta. O fator pessoal aparece como um grande causador de acidentes de trabalho, a falta de experiência para a atividade, fadiga e falta de descanso, sobrecarga emocional, falta de habilidade e treinamento, capacidade física e fisiológica inadequada, uso de medicamentos e drogas licitas e ilícitas.
Partindo da lógica que possuímos apenas 02 mãos  devemos cuidar quando operamos uma máquina e não a conhecemos muito bem,  devemos verificar muito bem e com muita atenção como  funciona o seu procedimento operacional, se ela usa alguma proteção ou  se a mesma foi retirada, não se esquecer do procedimento correto das coisas,  quando manipular materiais, verificar a agressividade desses e usar luvas e mascaras adequadas, observar os pontos que podem ser nocivos e eliminá-los, e nunca se esquecer que facas tesouras alicates, lâminas e estiletes são os objetos considerados pequenos e simples mais muito perigosos para as mãos.  
Durante a Semana também foi abordado a qualidade de vida, auto-estima e envelhecimento precoce, a questão da importância da saúde do homem e a prevenção de rotina após os 50 anos.
Acidentes com animais peçonhentos, cobras, escorpiões, aranhas etc...
A palestra de encerramento foi sobre segurança do trabalho, Ato inseguro, ambiente de risco e uso dos e.p.i.s,
A 5ª sipat Águas de Itu 2012 surpreendeu a todos por diversificar os temas abordados trasendo até seu colaborador apresentações divertidas em forma de teatro e palestras interativas.
Apresentamos palestras e teatro em todo território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário