quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SIPAT SHOW ENCERRA CICLO DE PALESTRAS NA 33ª SIPATMIM - MINERAÇÃO CARAÍBA-BA

LEONARDO LEON PALESTRANTE DA SIPAT SHOW DURANTE A 33ª SIPATMIM (SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO NA MINERAÇÃO) MINERAÇÃO CARAÍBA-BA.

33ª Sipatmim da Mineração Caraíba, mineradora  localizada próximo ao município de pilar  na Bahia e  aproximadamente 120 km de Petrolina Pernambuco, realizou de 23 a 27 julho a 33ª edição da Sipatmim – semana interna de prevenção de acidentes do trabalho na mineração. A mineração Caraíba, o deposito da mina foi descoberto no ano de 1974, no vale do Curaçá, área do atual município de Jaguarari (BA)  local de vegetação semi-árida.  Em 1988 a então Caraíba Metais (hoje Paranapanema), iniciou o processo de privatização de resultou na separação mina – metalúrgica, sendo que a mineração Caraíba continuou como empresa estatal  até 1994,  ano em que entrou no programa nacional de privatizações. Em 2006 a mineração Caraíba iniciou a implantação de lixiviação para processar o minério oxidado e estocado desde o início da exploração da mina à céu aberto e é a empresa pioneira no País nesse processo que utiliza a tecnologia de lixiviação, extração por solventes e eletrodeposição para beneficiamento de sulfeto de cobre.
Nesta 33ª edição Sipatmim a participação dos colaboradores foi surpreendente e de fundamental importância para o excelente resultado do evento que teve sua abertura no dia 23 com o diretor de operações Manoel Valério de Brito que falou por 10 min sobre a preocupação que a Mineração Caraíba tem com a saúde e a segurança do seu colaborador, seja dentro ou fora do seu ambiente de trabalho.  Logo em seguida foi apresentada a palestra “Saúde do homem e o câncer de próstata”  apresentada pelo Dr: Anderson Dultra que é urologista e membro da (SBU). Dr: Anderson falou da importância de exames preventivos, os riscos e doenças que o homem fica propenso a adquirir quando faz uso de álcool drogas e tabaco. A programação do dia 23 foi encerrada com a palestra show “Stand cientifica”  com Armando Diego de Lima palestrante da Qualivida Eventos e trabalhos temas como tabagismo, alcoolismo,  DST E AIDS, câncer de mama, ergonomia e qualidade de vida. Sorteios de brindes e intervenções em DDS com o personagem Mãozinha fecharam a tarde.
No dia 24  a programação foi aberta com o escritor e palestrante Mauricio Louzada que vem se destacando a mais de 14 anos no mercado apresentando palestras de motivação e segurança do trabalho. Louzada Apresentou aos colaboradores uma palestra interativa e falou de segurança comportamental, relacionando situações adversas ao ato inseguro. Na mesma tarde tivemos ainda a palestra show  “ Terapia da Felicidade X Qualidade de vida” Com Diego Armando de Lima (Qualivida Eventos).
Dia 25 a SipatMin recebeu a palestra técnica “ SINDROME METABÓLICA” diabetes hipertensão e obesidade, com o Dr: Adailton que é médico da MCSA.  Adailton Frisou a importância da alimentação e atividades físicas na vida do ser humano, as vantagens de uma boa alimentação, o que ganhamos quando deixamos de fumar e começamos a praticar de atividades físicas.   A relação de mudança de hábitos na  prevenção de doenças cardiovasculares.
Após o cofee break foi apresentada a palestra show “Saúde e Segurança no trabalho de mãos dadas com o sucesso”  Também com Diego armando de Lima da Qualivida Eventos com sorteios de brindes e intervenções ao final.
Dia 26 continuando com o ciclo de palestras para sipat, tivemos a apresentação da palestra, “DOENÇAS DA PELE” com a Dra: Sirlene Pinheiro Dermatologista, abordando os tipos de patologias que podemos adquirir através da exposição ao sol, ou cuidados com higiene, e doenças hereditárias. Depois da apresentação da Dra: Sirlene a programação seguiu com a apresentação do teatro “Fábrica de Segurança I” (Qualivida Eventos).
O evento foi encerrado com a palestra show “Saúde Sucesso e Segurança” com o ator e palestrante Leonardo Leon da Sipat Show de Londrina. A palestra abordou, morte perda e redução da capacidade de trabalho, ato e condição insegura,  método de controle de riscos, uso dos equipamentos de proteção individual (e.p.i.s) auto exclusão, desinformação e aspectos psicológicos pós acidente.  Leon (Sipat Show) apresentou 04 personagens e de maneira divertida durante aproximadamente 1h00m  interagiu com a platéia  e procurou mostrar a importância do bem estar, saúde e segurança do trabalhador perante a sociedade. Após a palestra tivemos a palavra do presidente da mineração Caraíba Sr: Sergio Roberto Fráguas considerando muito positivo o balanço da 33ª Sipatmim.
SIPAT SHOW PALESTRAS PARA SIPAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário