segunda-feira, 30 de julho de 2012

SIPAT SHOW APRESENTA PALESTRA MOTIVACIONAL NA CAMPANHA DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO GRUPO TIETÊ LONDRINA

ALESSANDRA CALEGARI TÉCNICA DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO GRUPO TIETÊ,LÉO LEON ATOR E PALESTRANTE DA SIPAT SHOW E DANIELA FAJJIÃO DO SETOR ADMINISTRATIVO DURANTE A CAMPANHA DE SEGURANÇA DO TRABALHO 2012
O grupo Tietê, ou Tietê Parts que é uma distribuidora atacadista e varejista de marcas do mercado de autopeças com sede em Londrina  e  no dia 30 de junho realizou  sua 1ª campanha de segurança do trabalho, visando diminuir  as possibilidades de ocorrências de acidentes com funcionários e colaboradores no ambiente de trabalho.
Os funcionários foram abordados por meios de palestras e informativos que tiveram como principal objetivo chamar a atenção para importância da prevenção, quando se trata da saúde e segurança do ser humano, seja em casa ou em seu ambiente de trabalho.
Saúde Sucesso e Segurança foi a palestra apresentada pelo ator e palestrante Leonardo Leon da sipat show, que durante 1h00m divertiu, emocionou e conscientizou os colaboradores com seus atrapalhados personagens, hora realistas, hora fantasiosos,  que durante as  cenas citaram exemplos de comportamentos considerados seguros quando executados com segurança e atenção e comportamentos considerados inseguros, quando realizados sem segurança e desatenção.
Foram apresentados 04 Personagens  que mostraram aos colaboradores durante a apresentação  o que se deve e pode ser feito, quando o assunto é prevenção.  Comportamentos de risco que se transformam em hábitos inseguros, que levam  ao acidente.
O Ato inseguro ou ação insegura são os grandes causadores de acidentes de trabalho no vir trabalhar de ressaca, não usar o capacete ao pilotar uma moto, improvisar a instalação elétrica com gambiarras entre outros. Segundo Dr: Proteção o ato inseguro deve se ao excesso de confiança que o ser humano adquiri ao se acostumar com alguma determinada atividade.
Quando o operário se sente muito seguro e confiante na realização de qualquer trabalho, como operar uma máquina, ou dirigir até o trabalho e essa ação se torna automática, ele deixa naturalmente de prestar atenção necessária ao executar essas funções. O colaborador acaba relaxando e executando essas funções como se estivesse escovando os dentes ou penteando os cabelos e acaba ao estabelecer essa relação vulnerável a sofrer algum tipo de acidente ou evento adverso.  –
As pessoas acabam  acostumando-se com o que chamamos de tempo sem qualidade, canalizam energia insistindo em condutas que levam ao adoecimento físico e mental sem se dar conta que uma doença ou um acidente pode trazer conseqüências terríveis tanto para pessoa quanto para seus familiares. O uso continuo do álcool, o fumo, a má alimentação e o uso de substâncias químicas não trazem ,nada além do prazer momentâneo e o preço desse prazer pode ser incalculável.
O numero elevado de acidentes ocorridos pela falha humana são impressionantes, e só podemos minimizar esses números através  do comportamento seguro.
A promoção de palestras, debates, seminários  de conscientização dentro da empresa é de suma importância,   para mudança de hábitos e costumes do trabalhador. Alertar e educar pessoas é o caminho que a humanidade deve trilhar  para reduzir  acidentes e prevenir doenças. Apertar sempre a mesma tecla prevenção, e ato seguro como grandes armas de segurança.
Dr: proteção terminou a palestra falando dos riscos que corremos quando fazemos,  mau uso dos e.p.i’s, a auto confiança que a pessoa sente, quando esta usando uma bota, um par de luvas, um capacete ou  até mesmo o simples cinto de segurança do seu automóvel. - O trabalhador não pode achar de maneira nenhuma, que só porque esta usando os equipamentos de segurança,  não corre o risco de sofrer um acidente e se machucar ou até mesmo deixar de existir. Os e.p.is minimizam os efeitos e as conseqüências de um acidente mais não os evitam. O que evita o acidente é o Ato seguro, é trabalhar com atenção em compromisso com o comportamento seguro e prevencionista.  – O profissional tem que tomar cuidado para não se tornar vítima da própria vida que leva.  Não existe trabalho tão urgente ou importante que não poça ser feito com segurança.
O Grupo Tietê esta organizando sua 1ª sipat (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho) e deverá realizar o evento até o fim de 2012 e contará  com os palestrantes da sipat show na organização e realização do evento.
SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO PARA SIPAT – ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
WWW.SIPATSHOW.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário