sábado, 14 de julho de 2012

DR: PROTEÇÃO APRESENTA PALESTRA NO PROJETO "MÊS DA SAÚDE DO MP" MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


Dr: Proteção da Sipat Show e Márcia Brutschin Severo, Coordenadora subistituta do Biomédico MP-RS


SEX, 13 DE JULHO DE 2012 16:16 SIPAT SHOW

Entre os dias 11 e 15 de junho no ministério público do estado do Rio Grande do Sul, foi realizado um ciclo de palestras direcionadas aos funcionários, colaboradores e  interessados com temas voltados a preocupação  e os cuidados que devemos ter em relação a saúde. Na abertura da semana tivemos  a Sipat Show com DR: Proteção e demais personagens abordando as conseqüências e doenças relacionadas ao uso continuo de tabaco,  álcool e uso de drogas. As Patologias como colesterol elevado, diabetes, hipertensão, depressão e problemas de próstata Foram abordadas de maneira mais insistente, devido ao aumento de casos de doenças cardiovasculares como o (infarto) que corresponde a 30% das mortes em pessoas de média idade no mundo.  A palestra sublinhou de maneira clara e objetiva a necessidade que todos nós temos em estar sempre realizando exames de saúde e adotando o comportamento prevencionista, cuidando sempre do  bem maior, a vida.
Ao final da palestra do DR: Proteção ele  abordou a importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho, foi falado de benefícios:  como melhora na circulação sanguínea, redução postural e sedentarismo, alivio de estresse, aumento do animo para o trabalho, desempenho profissional e prevenção de lesões e doenças por traumas cumulativos como D.O.R.T e L.E.R.
Na continuidade do evento,   dia 12-terça  tivemos a palestra  “Tristeza, Depressão e Ansiedade” (Diferenciando doença de característica humana), com a Dra: Ana Lúcia Baron que é Médica psiquiatra do serviço biomédico. Ana Lúcia  falou sobre  (depressão, destemia, transtorno de humor bipolar, estresse-pós traumático, pânico, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de ansiedade generalizada)  Abordou os sentimentos e comportamentos do ser humano ao se sentir triste ou ansioso em algum momento da vida. Falou de sentimentos que acompanham o ser humano durante  a vida,  sentimentos esses, que em um certo grau podem servir como sinais de alerta. Reações que o ser humano tem a determinado fato ou acontecimento.
Quando isso se torna doença?
Quando tais sentimentos interferem no desenvolvimento normal das pessoas, causando-as prejuízos?
São várias as causas para sentimentos normais se transformarem em patológicos  e a procura por um profissional para obter ajuda é indispensável. A  abordagem da palestra foi no sentido de proporcionar o entendimento das diferenças entre o normal e o patológico.
“A Pele e o Sol” foi a palestra apresentada no dia 13-quarta, Pelo Médico Clínico Geral Giancarlo Rezende Bessa – Serviço Biomédico. A palestra veio como um alerta dos efeitos nocivos dos raios solares na pele em exposição excessiva. Queimaduras solares e insolação envelhecimento precoce e doenças  relacionadas .
Dia 14-quinta. O Odontologista Mário Marques Fernandes falou sobre “BRUXISMO”  e  abordou a definição e importância do tema, distribuição e origem desse hábito na sociedade, características diagnósticas como sinais e sintomas, bem como possibilidades de tratamento.
“Os Sete Pecados da Memória”  no dia 15 –sexta, foi a Palestra ministrada pela psicóloga Carmem Lisboa Weingartner Welter Serviço – biomédico
Que  falou sobre o a memória e seu papel fundamental em nosso dia-a-dia, cuja a  importância, por vezes, somente reconhecemos quando nos deparamos com alguma falha desta notável função humana. Daniel Schacter,eminente pesquisador da Universidade de Harvard, organizou conhecimentos científicos acerca dos principais “erros” da memória humana, os quais designou como “os sete pecados da memória”.Conhecer os erros aos quais nossa memória está sujeita, além de fascinante, reveste-se de especial interesse na promoção do bem-estar das pessoas.
Também dia 16-sexta enfermeira – Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Maria Augusta Soares. Encerrou o evento com a  Palestra “Situações Especiais em Emergências” Intoxicações exógenas e acidentes por animais peçonhentos foram abordados aspectos relacionados à prevenção, condutas e tratamentos adequados às principais intoxicações por medicamentos e produtos químicos e nos acidentes com cobras e aracnídeos.
As Palestras foram realizadas entre os dias 11 e 15 de junho de 2012, às 10h15 e às 14h.
O evento da manhã foi realizado no prédio Sede da Instituição, à
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, auditório Mondercil Paulo de Moraes.
SIPAT SHOW PALESTRAS E TEATRO PARA SIPAT
WWW.SIPATSHOW.COM.BR-ATENDEMOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário